sexta-feira, 17 de maio de 2013

Sobre Jacarepaguá

A tranquilidade, a exuberância de suas áreas verdes ainda preservadas e a disponibilidade de terrenos fizeram com que Jacarepaguá estivesse entre os bairros de maior crescimento habitacional da cidade nos últimos anos. Esta ocupação tende a aumentar impulsionada pelos Jogos Olímpicos de 2016, uma vez que grande parte das competições será realizada no antigo autódromo de Jacarepaguá.

Conectado com o futuro da cidade, Jacarepaguá não é uma área de ocupação recente. Muito pelo contrário. É no dia 9 de setembro de 2011, que a região completará 417 anos. Por ser um bairro tradicional e, ao mesmo tempo, área de expansão do Rio, a região se transformou na mais populosa da cidade, ultrapassando Campo Grande em número de habitantes no último censo do IBGE, realizado em 2010. Em outras palavras, Jacarepaguá é o bairro mais carioca em número de habitantes.

O crescimento impõe desafios à mobilidade e, por isso, a região será uma das beneficiadas pelos corredores expressos de ônibus BRTs (Bus Rapid Transi) Transolímpica e Transcarioca, que estão sendo construídas pela prefeitura.

A Transolímpica, com 26 quilômetros de extensão, ligará o bairro com os trens da Supervia, em Deodoro, na Avenida Brasil, e a Transcarioca, uma via expressa que ligará o Parque Olímpico, que vai alojar os atletas e metade dos jogos da competição, até o Aeroporto Internacional do Galeão, com 18 estações em pontos estratégicos e dois terminais.

Além disso, o bairro está ligado a grandes vias expressas, como a Linha Amarela e a Autoestrada Grajaú-Jacarepaguá, além de outras importantes conexões com Madureira e Sulacap.

O centro geográfico da cidade, aliás, fica em Jacarepaguá, mais precisamente no Parque da Pedra Branca, considerado o maior parque natural urbano do mundo com 125 quilômetros quadrados (12.500 hectares) de extensão, espalhando-se por diversos bairros da Zona Oeste.

O Bosque da Freguesia, com 31 hectares de Mata Atlântica preservada, também é uma importante área verde com disponibilidade para caminhadas e práticas esportivas. Outro ponto de atração turística é a Igreja de Nossa Senhora da Penna, que este ano completará 350 anos.

Ainda hoje, Jacarepaguá preserva uma ladeira pavimentada com pé-de-moleque e uma vista, que alcança a praia da Barra da Tijuca. Bucólico, verde e industrial, parece até contradição, mas não é. O lugar abriga diversas indústrias, com destaque para as do ramo farmacêutico, como a GSK e a Mantecorp.

O bairro também atrai a indústria do entretenimento, abrigando o Projac, ou melhor, o Projeto Jacarepaguá, o maior núcleo televisivo da América Latina, centro de produção da Rede Globo, e também o RecNov, com estúdios da Rede Record de Televisão. Além disso, o Riocentro é considerado um dos melhores centros de convenções da América Latina, que, portanto, está no calendário de grandes eventos, entre eles a Rio + 20, a Conferência das Nações Unidas pelo Desenvolvimento Sustentável, e também estará no calendário das Olimpíadas de 2016.

Para compras no bairro, o Center Shopping Rio e o RioShopping são boas opções, bem como o comércio de rua local com padarias, farmácias, supermercados e outros centros de serviços, como bancos e hospitais..

É um bairro de classe média com enorme oferta de comércio e serviços, sendo a terceira região mais empregadora do município. Extenso, com 126,61 quilômetros quadrados, o local é eclético, indo do rural ao industrial e vem crescendo bastante, ao mesmo tempo em que ainda consegue preservar condomínios de casas e um jeito de cidade pequena.

Fonte : Gafisa

Nenhum comentário:

Postar um comentário